quarta-feira, 17 de julho de 2013

A RELAÇÃO ENTRE OBESIDADE E A DEPRESSÃO


A relação entre obesidade e a depressão:

O Verão finalmente chegou, e com ele as férias, o calor, roupas mais curtas e frescas. Mas para algumas pessoas este pode ser o momento de grande angústia. 
A angústia de não querer sair de casa devido à insatisfação com seu próprio corpo pode ser a causa da depressão, ou ainda a depressão é que pode estar causando o aumento do seu peso. 
Existe ainda mais uma terceira hipótese, os remédios contra a depressão podem estar sendo responsáveis pelo seu aumento de peso, ou ainda os remédios para emagrecer podem estar aumentando a sua depressão... Difícil, não? Como sair dessa agora?


Obesidade e depressão – Como muito porque estou deprimido ou... estou deprimido porque como demais? 

Essa pergunta tem intrigado muitos cientistas e não só você!  Estudos recentes indicam que há uma forte relação entre a depressão e a obesidade, em resumo, um mal pode levar a outro, e vice-versa!

Psicólogos e  Médicos das mais diversas especialidades concordam: uma doença está fortemente ligada à outra. Aproximadamente 30% das pessoas que procuram tratamento para emagrecer apresentam depressão, e ainda quem sofre com o excesso de peso tem até três vezes mais risco de desenvolver a depressão!

Em quase duas décadas de experiência de atendimento clínico psicológico, percebo que a gordura está fortemente associada a uma barreira de proteção contra os sentimentos. Em outras palavras, o paciente tem medo de entrar em contato com algum sentimento do seu passado, como insegurança, baixa auto - estima, medo de não conseguir um bom trabalho, dificuldade com a sua sexualidade entre outros milhões de fatores. Para se proteger, inconscientemente, engorda. A gordura torna-se responsável pelo seu fracasso.                                                                                                                           
Para que este sobrepeso deixe definitivamente de existir é necessário que cuidemos das causas geradoras do problema, ou seja, resolvendo a causa, o paciente consegue emagrecer e se manter no peso ideal pelo o resto da sua vida!

É importante lembrar que muitos antidepressivos levam ao aumento do apetite. Então, antes de se encher de cápsulas para mandar a tristeza embora, é bom analisar se vale a pena pensar em outra alternativa. 

Existem inúmeras técnicas de tratamento psicológico que vão desde a hipnose até tratamentos mais tradicionais como a psicoterapia breve focal ou mesmo a psicanálise que são capazes de resolver este problema.                                    


A motivação é uma porta que só tem chave pelo lado de dentro!