quarta-feira, 17 de julho de 2013

CIÚME É SINAL DE AMOR! SERÁ?


Ciúme é sinal de amor! Será?

Ele pode destruir relacionamentos, amizades, casamentos, e até acabar com uma ou mais vidas. 

O número de casos policiais em que o ciúme leva a morte de um ou de ambos, é enorme... basta ver as notícias nos jornais.
                                                                                                                       

Neste artigo você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito: Como agir, como se prevenir, e principalmente, saber quando é necessário procurar ajuda.

O que é o ciúme?

O ciúme é uma emoção humana extremamente comum, praticamente universal, podendo ser difícil a distinção entre ciúme normal e patológico.                                                

No ciúme, a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza é vaga e imprecisa. As dúvidas podem ser supervalorizadas ou delirantes. 

É nestes casos que  chamamos de Ciúme Patológico.  
Ele pode e deve ser tratado inicialmente por um psicólogo. 
Em alguns casos entretanto, ele deve ser acompanhado inclusive por um psiquiatra que indicará uma medicação para auxiliar o tratamento.                                      

Quando a  pessoa começa a verificar tudo, abrir correspondências, ouvir telefonemas, examinar bolsas, carteiras, roupas íntimas... e em alguns casos chega inclusive a contratar detetives particulares, é necessária atenção.

A pergunta é: Porque ocorre tudo isso?

Todas essas ações são tentativas de aliviar os sentimentos de angústia do indivíduo que sente ciúme patológico. 
Ele sabe que seu comportamento chega a ser ridículo, e que isso não diminui seu mal estar, mas não consegue agir de outra maneira.  
Existem pessoas que tem ciúmes de amigos, que não conseguem inclusive suportar a ideia de que o seu amigo, goste mais de outra pessoa do que dele. No fundo, eles sabem que seus comportamentos são exagerados, mas evita-los, parece impossível.                             

Essas pessoas sufocam: namorados, marido, amigos, até que o relacionamento não resiste mais e acaba. 

Não pela traição, mas pela falta de confiança. Pelo stress causado ao outro. 
É insuportável conviver com uma pessoa que age dessa maneira.                          
O que ocorre nesses casos é um grande desejo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro.  

Existem ainda preocupações excessivas sobre relacionamentos anteriores, as quais podem ocorrer como pensamentos, imagens ou mesmo ficar relembrando fatos do passado do companheiro. 
O passado se torna presente, e o companheiro acaba sendo cobrado pelo seu passado e não pelo presente.          

O ciúme patológico é um problema muito importante para a psicologia e em alguns casos até para a psiquiatria, pois envolve riscos. 

O sofrimento é enorme para todos os que convivem com esta pessoa.                                                                        
Segundo a psicopatologia, um ramo da psicologia que trata casos de doenças mais graves, o ciúme patológico pode estar relacionado a importantes transtornos emocionais. Esses transtornos devem e precisam ser tratados, pois as consequências podem vir a ser desastrosas. É comum acreditarmos que o ciúme está relacionado ao amor e cuidado, mas em muitos casos ele está relacionado muito mais a falta de amor próprio.

Por ser uma emoção heterogêneas, ou seja,  ela vai da normalidade à patologia, o ciúme oferece dificuldades ao leigo, em diferenciá-los entre normal ou patológico. Na dúvida, procure aconselhamento profissional.

Quando então podemos dizer que o ciúme precisa ser tratado?

O ciúme deixa de ser aceitável e se torna patológico quando existe a ideia de posse. 

Neste tipo de relação predomina a submissão dos desejos do outro. O outro deixa de ser ele mesmo para ser aquilo que o parceiro determina.

Caso o ciúme esteja fora de controle, prejudicando o relacionamento ou trazendo sofrimento e a pessoa tentou lidar com isso outras vezes, mas não obteve êxito, a psicoterapia é indicada.                                      

No caso do ciúmes patológico, a medicação e acompanhamento médico psiquiatra, além de psicoterapia com um psicólogo,  também pode ser necessário. 
Portanto, cuide dele enquanto ele ainda é pequeno... sua tendência é aumentar.

A seguir algumas atitudes que podem ajudar no controle do ciúme:

- Admitir que não está conseguindo ter controle sobre suas emoções,
- Buscar ajuda de uma opinião imparcial no relacionamento, geralmente uma ajuda profissional,
- Manter o diálogo sempre presente na relação, 
- Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro,
- Respeitar os sentimentos e as diferenças do outro,
- Ter auto-estima e não depender de uma outra pessoa para ter sua própria felicidade,
- Ter a confiança como base de um relacionamento.

No Ciúme Patológico várias emoções estão presentes: ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança. 
Existe uma forte relação entre auto-estima rebaixada, e a sensação de insegurança. 

O portador de Ciúme Patológico é um vulcão emocional sempre prestes à erupção e apresenta um modo distorcido de vivenciar o amor. Pacientes com Ciúme Patológico, são extremamente sensíveis, vulneráveis e muito desconfiados, apresentam auto-estima muito rebaixada e tem como defesa um comportamento extremamente impulsivo, egoísta e agressivo.
                                                                                                              
Atitudes violentas são extremamente comuns no Ciúme Patológico, por este motivo conhecemos tantos casos de violência doméstica, homicídios e suicídios que estão relacionados a ele. 

As estatísticas são muito maiores dos que a que temos conhecimento. 
É muito comum que as vítimas não deem queixa das agressões que sofrem. 

Para ter uma pequena ideia, acredita- se que a maioria dos homicídios seguidos de suicídio são crimes de paixão, relacionados à ideias delirantes de ciúme patológico.  Exagero?

Infelizmente não!


Estes crimes são em geral cometidos por homens ou mulheres com algum problema psicoemocional, desde transtornos de personalidade, alcoolismo, drogas, depressão, obsessão, até quadros de esquizofrenia. 

O ciúme patológico pode tornar a vida insuportável para todos os envolvidos. Ele pode destruir a sua vida e a de quem vive com você. Procure ajuda!.
 Desta maneira nem você nem o seu parceiro, são felizes.