quarta-feira, 17 de julho de 2013

COMO FUNCIONA A ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ON-LINE?


                      Como funciona a ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ON- LINE?

A Orientação Psicológica Online é uma prática Psicológica reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2005. A partir da Resolução CFP n°12/2005.
Em novembro de 2012 o Conselho Federal de Psicologia editou nova normativa: a Resolução CFP n° 11/2012 que regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revogou a Resolução CFP N.º 12/2005.

A Orientação Psicológica On-line tem o objetivo de ajudar as pessoas de forma pontual, em diversos momentos da vida.

É um processo focal e extremamente eficiente. Uma alternativa útil quando a pessoa necessita de aconselhamento psicológico, avaliação emocional,  apoio para lidar com diferentes questões como por exemplo: Orientação profissional, Consultoria empresarial, diferentes tipos de conflitos interpessoais, Crises agudas de ansiedade, crises no casamento, problemas relacionados com a gravidez, dificuldade em enfrentar situações de perdas (emprego, relacionamento, falecimento, doenças graves entre outras).
É uma nova alternativa que visa basicamente auxiliar pessoas que tem dificuldade no atendimento presencial (pessoas que viajam muito, que residem em locais de difícil acesso, pacientes que estão morando em outros países que não são os seus de origem, e que ao procurar ajuda profissional no pais que residem além de encontrar dificuldade com o idioma, ainda tem uma questão muito importante, que é a questão CULTURAL. Cada país tem seus hábitos e costumes. Muitas vezes percebo que pacientes que foram transferidos para outros locais sofrem dificuldades de adaptação na nova fase de vida. Também é muito interessante para pacientes que apresentam dificuldade de locomoção, ou até com com Síndrome do Pânico, entre outras necessidades).

O sigilo profissional é um compromisso inerente ao trabalho do psicólogo, sendo igualmente respeitado tanto no atendimento presencial quanto no atendimento online.

É fundamental que a pessoa que busca este atendimento tome as devidas precauções quanto à uma sala tranquila, bem iluminada, com fone de ouvidos para que o som não fique acessível a outras pessoas e principalmente, uma câmera de boa qualidade.


 A Orientação Psicológica Online pode ser realizada apenas por maiores de 18 anos, e através de meio eletrônico que permita voz e vídeo simultaneamente. O programa mais comumente utilizado, é o  SKYPE.

Maiores informações a respeito, enviar email para lucianamuszalska@hotmail.com com seu nome, e email., e telefone.