sexta-feira, 26 de julho de 2013

PORQUE AS PESSOAS TRAEM?


PORQUE AS PESSOAS TRAEM?


 Uma das perguntas que sempre escuto é: Qual é o motivo que leva uma pessoa a trair? Porque ele (a) me traiu? Onde foi que eu errei?          
                                                                                

O sentimento de raiva, de culpa, de dor, é insuportável. Somente quem já passou por isso é que pode saber o que ele realmente significa.


A pergunta que eu faço é: O que leva uma pessoa a trair enquanto outra consegue se controlar e respeitar o parceiro (a) por maior que seja a tentação?

A curiosidade e a necessidade de auto-afirmação são os principais fatores que levam as pessoas a trair segundo pesquisas. Mas, o egoísmo, é o que faz com que eles (as) concretizem o seu desejo.                                                                                                             

Inacreditável, mas a traição é um dos assuntos mais abordados, fonte de inspiração para filmes, romances e novelas... há muitas décadas!                                                                                          

Segundo pesquisas, mais cedo ou mais tarde, aproximadamente 60% dos casais passarão por uma crise que culminará numa "pulada de cerca". E... pasmem, em alguns casos... até das duas partes, simultaneamente.
Segundo minha experiência clínica, em quase duas décadas de atendimento em consultório particular, as mulheres estão nos dias de hoje, tão propensas a trair quanto os homens.                                                                                                                                          
No passado, eram os homens quem traiam mais. Mas hoje, essa realidade mudou.                        
A grande diferença é que eles (homens) são menos cuidadosos na hora de esconder a infidelidade.                                                                                                                                        

Outra questão interessante a ser analisada é que, enquanto os homens tendem a trair ao longo da vida, as mulheres estão mais propensas a se render aos amantes a partir dos 40 anos, quando os filhos já estão crescidos.                                                                                                                            

No quesito traição, a ideia é exatamente a mesma. A maior parte dos homens são incentivados desde pequenos a terem diversas parceiras sexuais, a serem conquistadores e a buscar aventuras fora da vida conjugal.                                                                                                        

As mulheres por sua vez, na sua grande maioria, são incentivadas a serem fieis, a satisfazerem seus maridos e a se comportarem como damas da sociedade.                                    

 Diferente não?

A pergunta deveria ser... porque as mães educam seus filhos desta maneira e depois querem que eles sejam fieis às suas esposas?                                                                                                                                                 Ao mesmo tempo, mulheres que traem são condenadas, principalmente quando são mães... vistas como mulheres fáceis e desprezíveis...                                                                    

A sociedade vê as mulheres infiéis como um atentado à moral e à família, mas... cada dia percebemos que, hoje, as mulheres traem tanto ou mais que os homens.
Relacionamentos longos podem passar por momentos complicados e sem dúvida nenhuma, neste momento, a grama do vizinho é sempre mais verde e a vida em outros braços mais emocionante que a sua.                                                                                          
A televisão, os meios de comunicação, os amigos... colaboram e muito incentivando a traição...                                                                                                              
Os homens traem em sua maioria, por insegurança, por carência afetiva, por cobrança da sociedade (amigos) ou ainda por curiosidade e vontade de variar parceiras sexuais e por vontade de se sentirem desejados. As mulheres traem em sua grande maioria... por carência, para demonstrar poder ou vingança por terem sido traídas.

Como é possível então apontar o ou os culpados pela traição?

Quem trai é culpado pelo ato em si. As razões podem ser muitas, mas os motivos que levaram um ou outro parceiro a chegar a este ponto podem envolver sentimentos bastante controversos.
Culpar o outro, é sempre o caminho mais fácil... Ela não me dá atenção, ele não me dá carinho, ela não usa roupas sedutoras, ele não faz nada de diferente na cama...  mas a verdade é sempre uma... falta diálogo e respeito entre o casal.

Se quisermos ser respeitados, se desejamos ser amados, se pretendemos ter um relacionamento longo e duradouro, precisamos estar dispostos a dialogar abertamente, a falar o que esperamos dessa relação.                                                                                    

Precisamos aprender a ter LIBERDADE e INTIMIDADE dentro de casa... 

Somente com intimidade 100% é que podemos ser realmente felizes, dentro do casamento, namoro ou relacionamento, sem ter que buscar fora de casa, o que poderíamos encontrar na nossa cama... TODOS OS DIAS!

A verdade é: Não importa se a traição é conjugal, se é política, ideológica, de amizade ou familiar... ela é TRAIÇÃO.