terça-feira, 16 de julho de 2013

SÍNDROME DO PÂNICO.... DO CÉU AO INFERNO EM 15 MINUTOS.


Síndrome do Pânico... Do céu ao inferno em 15 minutos:

Ter um repentino ataque de pânico, de uma hora para outra, “sem motivo nenhum”, é algo aterrorizante, uma das piores sensações que uma pessoa pode sentir durante toda a sua vida!                                                                                                                          

O paciente sente seu coração disparado, um medo de terrível de morrer, de estar tendo um ataque cardíaco, derrame ou algo de muito sério. 
Neste momento, a pessoa se desconecta completamente do mundo e passa a perceber somente as reações do seu corpo, entra em completo desespero, sente que vai morrer ou ficar completamente louca, que não terá uma segunda chance. 

Pede ajuda aos amigos, à família, vai ao pronto socorro, e o pior, depois de uma série de exames escuta: 
“Você não tem NADA! Foi só uma crise de stress, é psicológico...”                                                      “O que é isso?” Pensa ela. “Como pode ser psicológico, se eu senti tudo isso? 
Foi horrível, achei que eu fosse morrer, eles com certeza não sabem o que falam ou não querem me falar a verdade porque o meu caso é muito sério... 
Estou ficando LOUCA?"

O estresse é um dos causadores da síndrome do pânico, mas tirar um mês de férias, não vai resolver o seu problema.                                                                                                    
O Álcool e as Drogas representam outro enorme fator de risco.                                         

Em quase duas décadas de atendimento psicológico, minha experiência demonstra que existem outros fatores emocionais desencadeantes. O episódio de Síndrome do Pânico, não vem do nada. 
Ele acontece em geral algumas semanas, meses ou até um ano após um fato traumático.                     

A morte de um parente próximo, a mudança de cidade, a separação, a vinda de familiares para morar em casa, o desemprego, e principalmente a dificuldade que essas pessoas têm em dizer NÃO também podem ser a causa do primeiro episódio da crise.

E como resolver isso? Se eu tomar um remédio passa?

Nem sempre! Remédios neste caso específico não curam, embora diminuam ou até façam com que os sintomas desapareçam momentaneamente.  A cura está em perceber o que está causando essas crises, e resolver o problema. Desta maneira os sintomas desaparecerão para sempre.                        

A Síndrome do Pânico tem resultados fantásticos quando tratados com um bom psicólogo. Na primeira sessão, a maioria dos pacientes já consegue voltar a dormir e se sentir muito mais tranquilo. 

Em menos de um mês os sintomas “desaparecem”,  mas o tratamento não acaba aí, ele está apenas começando. O período de tratamento é de aproximadamente se seis meses. É fundamental que o paciente realmente esteja disposto a cooperar, fazendo os exercícios propostos durante a semana e comparecendo semanalmente às sessões.

Os principais sintomas da Síndrome do Pânico são: taquicardia, sudorese excessiva, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de calor e pressão na cabeça. Sensação que o ambiente é perigoso, medo de morrer, de sair de casa, de ir a lugares com muitas pessoas, de andar desacompanhado e insônia.                                                                                                             

A partir da primeira crise é muito comum também o medo e a ansiedade de ter outra crise.  A pessoa passa a ter medo de sentir medo e começa a evitar alguns locais ou situações que possam colocá-lo novamente em pânico, já que associa o lugar ou a situação que teve o último episódio, ao temor de tê-lo novamente. Esse medo de sair de casa e evitar situações, é o que chamamos de agarofobia.                             
 Gostaria de esclarecer que ninguém morre ou fica louco por ter Síndrome do Pânico, a não ser que se mate!                                                                                                                                                

Os sintomas são realmente desesperadores, é como se “algo” disparasse um alerta de emergência dentro do nosso cérebro, e todos os nossos órgãos entendessem , ao mesmo tempo,  que estamos em perigo.                                                                       

Tentar manter a calma, é fundamental.  Saiba que você  não vai morrer de Síndrome do Pânico, em seguida procurar ajuda sim, de um especialista na área.                           

A psicoterapia breve ou focal, a psicoterapia comportamental e a hipnoterapia são algumas das técnicas mais indicadas para este tipo de problema, pois os resultados são muito mais rápidos que quando utilizadas outras técnicas.                                                                                                                                       
Quais são as chances de recuperação no tratamento da Síndrome do Pânico?

Apesar da gravidade dos sintomas, a Síndrome do Pânico mostra um excelente resultado ao tratamento, até 90% de recuperação em seis meses, desde que o paciente realmente compareça as sessões e faça os exercícios propostos.                    

Segundo o INMH (Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA), apenas um terço das pessoas que apresentam esses sintomas recebem tratamento adequado nos estados Unidos.                                                                                                                          

O entrosamento e a confiança entre o profissional e o paciente, são fundamentais para o sucesso do tratamento.

O caminho para uma vida plena e feliz está muito mais perto do que você imagina!