sexta-feira, 30 de agosto de 2013

É POSSÍVEL SER FELIZ SOLTEIRO?

É POSSÍVEL SER FELIZ SOLTEIRO?
Comemorado nesta última quinta-feira dia 15 de agosto, o dia do solteiro traz reflexões interessantes.                                                                                                                                   
Uma das maiores queixas da atualidade é sem dúvida a solidão. Para muitos, estar sem um par é sinal de fracasso pessoal... Pensamentos de que o amor verdadeiro nunca será encontrado, de que a infelicidade está inter-relacionada ao fato de se estar sozinho são muito comuns. O que muitos não percebem é que o sentimento de solidão pode surgir quando a vida amorosa está em andamento. Brigas e desentendimentos desnecessários acabam distanciando o casal, que passa a se sentir infeliz e, consequentemente, solitário, mesmo estando junto..                                                                                                              
Muitas pessoas crescem com ideias de quem devem ser ou evitar quando atingirem forem adultos, e se casar faz parte dessas necessidade!                                                            
“Quero um homem pra chamar de MEU!” diz o verso de uma música...                                             
A mídia exerce grande incentivo para que as pessoas se relacionem com outras.  A idéia de que estar em um relacionamento é algo necessário e fundamental para que uma pessoa se sinta COMPLETA ainda é vendida em jornais, revistas, meios de comunicação, filmes, músicas... Essa influência, pode ter aspectos negativos na medida em que faz com que algumas pessoas se sintam infelizes eternamente. O fato de não se ter alguém, infelizmente, ainda é tido como um defeito, uma falha de personalidade. Não há absolutamente NADA de errado em se estar sozinho!                                                           
É importante que reconheçamos que nossa própria companhia é uma opção pessoal, intransferível e que podemos ser felizes, independentemente de estarmos ou não nos relacionando afetivamente.
Como aproveitar o tempo solteiro?
Se você costuma se sentir sozinho frequentemente, se tem pensamentos de que solteiros estão longe de encontrar um grande amor, tente mudar o foco e comece a pensar que existem muitas pessoas como você, solteiras por opção,  e que também querem se relacionar, ter amigos, sair, jantar fora, viajar, rir, se divertir. Já pensou em formar um grupo de amigos com os mesmos objetivos?                                                                                            
A vida é feita possibilidades, a felicidade só depende de você! O tempo se encarrega de curar muitas dores, se nos cuidarmos, se nos dedicarmos ao que realmente nos dá prazer, se tivermos amigos, se participarmos de grupos nos quais nos sintamos acolhidos, se nos dedicarmos a trabalhos sociais, podemos encontrar grande prazer e satisfação, independentemente de estarmos ou não nos relacionando afetivamente com outro alguém.
O importante é entender o porquê você está sozinho, procure refletir, converse com amigos, procure ajuda profissional caso não consiga sozinho.                                                     
Você pode estar sozinho por opção pessoal, porque não encontrou a pessoa certa, porque tem traumas mal resolvidos do passado que esbarram em qualquer possibilidade de estar se relacionando com outra pessoa,                                                                                        
O importante é entender que, você pode ser feliz ou infeliz por outros problemas que não são necessariamente o fato de você estar sozinho, e sim porque existe uma dificuldade em lidar com outras questões emocionais, como o medo de ser abandonado, o temor de depender de outra pessoa, a dificuldade em lidar com opiniões diferentes, enfim, esses fatores podem atrapalhar seus relacionamentos em geral, tanto no trabalho, quanto com os amigos, e não necessariamente na relação afetiva seja entre namorados ou na relação conjugal marido e mulher.
PROJETOS SOCIAIS AJUDAM A SUBLIMAR SOLIDÃO       
                                            
Incrível, mas ajudar os outros é uma excelente alternativa para lidar com a solidão.        
Algumas pessoas optam por retomar com antigos relacionamentos  ou ficam emendando uma relação na outra somente para preencher o vazio interior. 
Este comportamento, aparentemente inofensivo, pode identificar uma falta de maturidade emocional, de respeito para consigo mesmo.
                       
                                Encontrar um amor não pode ser um objetivo de vida!

Quem não dá um tempo entre uma relação e outra não se permite entrar em contato com seus próprios sentimentos, não vivencia o luto necessário do fim de um relacionamento, não aprende nada com ele...                                                                                                                  
O ideal é que a pessoa aprenda a se namorar, a se agradar e a se valorizar, a se conhecer profundamente para que as próximas escolhas sejam mais maduras e provavelmente duradouras!

Dra. Luciana Muszalska - Psicóloga Clínica
Atuou como consultora das Tvs Bandeirantes, Record e Rede Tv.                                                 
Tel: (12) 9 9619 2019 Vivo / (11) 9 5444 7347 Tim.                                                         
Consultório: Rua Conceição, 711 – Centro – Ubatuba – SP.                                            
Blog: www.lucianamuszalska.com.br


Press Release Sociedade Cuidar

A Sociedade Cuidar nasce na cidade de Ubatuba, São Paulo, com o objetivo de acolher e amparar dependentes químicos, moradores de rua, portadores de DST e pessoas em situação de risco social. Nosso intuito é promover o atendimento médico e psicológico, fazer oficinas de capacitação profissional e criar cooperativas de geração de renda... (continue lendo essa postagem na fan page da Sociedade Cuidar https://www.facebook.com/pages/Sociedade-Cuidar/405027666268656?fref=ts)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Como você lida com as críticas?

Acompanhe meu próximo artigo no Jornal A Cidade - Ubatuba
Psicologia em foco - Como você lida com as críticas?

Não dá para negar, não é fácil aceitar críticas. O crítico acredita que é "sincero e verdadeiro", e não percebe a maneira com que faz a critica. Ele até se orgulha pois pensa que está ajudando as pessoas a serem "melhores" , se sente o dono da verdade e acha que sua idéias são as únicas corretas.
A pergunta é: E como fazemos para lidar com esse tipo de pessoa?... 

(Disponível neste blog a partir da próxima semana).

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

À MÃE E AO PAI DE UM ABUSADOR DE DROGAS

                           

                             À MÃE E AO PAI DE UM ABUSADOR DE DROGAS

 

Os pais chegam ao consultório DESESPERADOS. O que fazer para minimizar tamanho sofrimento? Como ajudar esses pais que criaram esse filho com tanto amor e vêem ele se destruindo?.

Tudo que os pais desejam neste momento é ter a CERTEZA de que serão capazes de trazer seu filho de volta para a saúde e felicidade, ou seja, que vão conseguir livrar seu filho das drogas.

 Na relação entre pais e filhos a relação emocional é muito grande, pois foram eles que viram os primeiros passos desse “bebê”, foram eles que passaram noites e noites acordados cuidando do filho, foram eles que o acompanharam  pela 1ª vez a escola, eles SE SENTEM RESPONSÁVEIS pela felicidade do filho.

A reação mais comum dos pais  é tratá-lo  como se o filho ainda fosse uma criança. Normalmente o amor e orgulho dos pais atrapalham a recuperação do filho pelo excesso de permissividade. Os pais perdoam, buscam desculpas e justificativas para o comportamento dos filhos e acreditam que TUDO o que eles estão fazendo vai ajudar seu filho. Mas INFELIZMENTE, não é bem assim que ocorre na maioria dos casos, pois se TUDO estivesse bem, e nada tivesse que ser mudado, provavelmente  seu filho não estaria envolvido com as drogas, sei que é difícil admitir isso, mas é necessário! Precisamos ouvir a verdade,  pois só assim poderemos curá-lo de verdade! A dependência química é uma DOENÇA! Sim, uma doença, e como tal merece cuidado e tratamento.

Não é nada fácil conviver com um comportamento instável do dependente químico, alguns pacientes apresentam hiperatividade, congestão nasal crônica, irritabilidade, mudanças de humor, insônia noturna, depressão severa, perda excessiva de peso, falta crônica de motivação, paranóia, suor excessivo nas roupas, abandono geral de higiene pessoal.
Esses pais e familiares passam noites aguardando ansiosamente pelo som da chave na porta a espera do filho entrando em casa, pagam contas de telefone cada dia mais altas, percebem que as suas vidas transformaram-se numa completa bagunça. São contas enormes, dívidas, ameaças contra a vida de seus filhos, quando não chegam ao ABSURDO de irem buscar drogas para o filho para que ele não seja morto... no percurso.
Sim! Eu já ouvi em meu consultório relatos de familiares que chegavam a comprar drogas para que o filho usasse em casa, e não morresse na rua... A família está tão perdida, que faz sacrifícios ENORMES assumindo as contas que seriam do filho. A droga, desestrutura TODA A FAMILIA,  e não somente o dependente químico, alguns chegam a culpar membros da família pela dependência química... Por este motivo é FUNDAMENTAL  a necessidade de pedir ajuda a um profissional especializado na área.

                                        Você só pode ajudar enfrentando os fatos!

                                Sozinho, você não consegue impedir o abuso de droga dele.

                                  Não adianta brigar, conversar, ser bonzinho ou bravo...

 

Você pode ajudá-lo melhor se puder convencer a sí próprio que quanto mais RESOLVER os problemas dele, pior será! Dificílimo aceitar isso, eu sei. Mas é a pura verdade!

Se você assume as responsabilidades dele,  cria desculpas para ele,  você não estará ajudando.
Existem dependentes que vendem os móveis de casa, que vendem a cama, o colchão, o fogão, o bujão de gás... e a família compra tudo novamente, por ter dó de vê-lo nessa situação... mas ao fazer isso, você só o estará ajudando a continuar se drogando.
Pergunte-se honestamente, se você não está cometendo algum dos comportamentos abaixo, eles dificultam a recuperação do dependente químico. Ou seja, Sem ter a intenção, muitos pais acabam ajudando a manter seus filhos na situação de dependentes químicos.


1-      Negação: Ele não é dependente químico, é coisa da idade, vai passar...
2-      Justificar: Desde que o pai dele morreu.... o trabalho dele exige demais.... coitado....
3-      Guardar: Esconder seus sentimentos dentro de você. Não pedir ajuda a um profissional especializado
4-      Evitar problemas: Proteger excessivamente, acreditando que a falta de conflito fará com que ele não utilize as drogas.
5-      Minimizar: Não é tão mal assim.... As coisas vão melhorar quando....
6-      Proteger: Esconder de todo mundo que ele é um Dependente Químico, mesmo que todo mundo já saiba.
7-      Tranquilizar: Passar a usar tranqüilizantes, comer excessivamente ou trabalhar demasiadamente como FUGA do problema.
8-      Sentir-se culpado: assumir responsabilidades que são dele, aguentar tudo.... não ajuda em nada.

Importante: A culpa não é sua; ninguém é culpado.  Não tenha vergonha dele, não o proteja nem da polícia. Infelizmente, a tendência dos familiares é sempre a de minimizar, e isso só dificulta. Ele precisa admitir que PRECISA DE AJUDA, QUE QUER AJUDA, QUE SOZINHO ELE NÃO É CAPAZ DE SAIR DESSA!

Quanto mais rápido ele perceber isso, maior a chance de recuperação. Busque VOCÊ AJUDA, você também precisa saber como lidar com essa situação.
Ao admitir que temos problemas, que caímos, que somos frágeis, temos a chance de nos reerguer novamente!
Grupos como o NA (Narcóticos Anônimos mantém apoio gratuito aos pacientes e familiares do dependente químico).

Caso prefira o atendimento particular, procure um profissional especializado em Dependência Química!


Dra. Luciana Muszalska – Psicóloga Clínica ex-consultora das TVs Band, Record e Rede TV. Especializada em Dependência Química (Ex Responsável Técnica pela ONG Reciclázaro – Dependentes Químicos) , Adolescentes, Adultos,Psicossomática e Hipnoterapia. 
Atualmente está montando uma Instituição sem fins lucrativos para trabalhar com reinserção de moradores de rua na sociedade, além de continuar clinicando em seu consultório particular.
Consultório: Rua Conceição, 711 – Centro (ao lado do INSS). Tel (12) 9619 2019 / (11) 9 5444 7347 





domingo, 25 de agosto de 2013

Participe! Sugira um tema para o próximo artigo.


Você gostaria de sugerir um artigo para que ele seja escrito ainda essa semana???
Envie um email para lucianamuszalska@hotmail.com e no assunto escreva SUGESTÃO DE ARTIGO.

Seu artigo pode ser o escolhido Participe!

Consultório Psicológico: COMO ENCONTRAR PAZ NO RELACIONAMENTO?

Consultório Psicológico: COMO ENCONTRAR PAZ NO RELACIONAMENTO?: Como encontrar PAZ no relacionamento? Será que é impossível encontrar diálogo, compreensão e amor juntos?  É possível CONSTRUIR UMA R...

sábado, 24 de agosto de 2013

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

É POSSÍVEL SER FELIZ SOLTEIRO?

                                                        É POSSÍVEL SER FELIZ SOLTEIRO?


Comemorado nesta última quinta-feira dia 15 de agosto, o dia do solteiro traz reflexões interessantes. Uma das maiores queixas da atualidade é sem dúvida a solidão. Para muitos, estar sem um par é sinal de fracasso pessoal... Pensamentos de que o amor verdadeiro nunca será encontrado, de que a infelicidade está inter-relacionada ao fato de se estar sozinho são muito comuns.


O que muitos não percebem é que o sentimento de solidão pode surgir quando a vida amorosa está em andamento. Brigas e desentendimentos desnecessários acabam distanciando o casal, que passa a se sentir infeliz e, consequentemente, solitário, mesmo estando junto.. Muitas pessoas crescem com ideias de quem devem ser ou evitar quando atingirem forem adultos, e se casar faz parte dessas necessidade! “Quero um homem pra chamar de MEU!” diz o verso de uma música... A mídia exerce grande incentivo para que as pessoas se relacionem com outras. A idéia de que estar em um relacionamento é algo necessário e fundamental para que uma pessoa se sinta COMPLETA ainda é vendida em jornais, revistas, meios de comunicação, filmes, músicas... Essa influência, pode ter aspectos negativos na medida em que faz com que algumas pessoas se sintam infelizes eternamente. O fato de não se ter alguém, infelizmente, ainda é tido como um defeito, uma falha de personalidade. Não há absolutamente NADA de errado em se estar sozinho! É importante que reconheçamos que nossa própria companhia é uma opção pessoal, intransferível e que podemos ser felizes, independentemente de estarmos ou não nos relacionando afetivamente.

Como aproveitar o tempo solteiro?

Se você costuma se sentir sozinho frequentemente, se tem pensamentos de que solteiros estão longe de encontrar um grande amor, tente mudar o foco e comece a pensar que existem muitas pessoas como você, solteiras por opção, e que também querem se relacionar, ter amigos, sair, jantar fora, viajar, rir, se divertir.

Já pensou em formar um grupo de amigos com os mesmos objetivos? A vida é feita possibilidades, a felicidade só depende de você! O tempo se encarrega de curar muitas dores, se nos cuidarmos, se nos dedicarmos ao que realmente nos dá prazer, se tivermos amigos, se participarmos de grupos nos quais nos sintamos acolhidos, se nos dedicarmos a trabalhos sociais, podemos encontrar grande prazer e satisfação, independentemente de estarmos ou não nos relacionando afetivamente com outro alguém.

O importante é entender o porquê você está sozinho, procure refletir, converse com amigos, procure ajuda profissional caso não consiga sozinho. Você pode estar sozinho por opção pessoal, porque não encontrou a pessoa certa, porque tem traumas mal resolvidos do passado que esbarram em qualquer possibilidade de estar se relacionando com outra pessoa, O importante é entender que, você pode ser feliz ou infeliz por outros problemas que não são necessariamente o fato de você estar sozinho, e sim porque existe uma dificuldade em lidar com outras questões emocionais, como o medo de ser abandonado, o temor de depender de outra pessoa, a dificuldade em lidar com opiniões diferentes, enfim, esses fatores podem atrapalhar seus relacionamentos em geral, tanto no trabalho, quanto com os amigos, e não necessariamente na relação afetiva seja entre namorados ou na relação conjugal marido e mulher.

PROJETOS SOCIAIS AJUDAM A SUBLIMAR SOLIDÃO Incrível, mas ajudar os outros é uma excelente alternativa para lidar com a solidão. Algumas pessoas optam por retomar com antigos relacionamentos ou ficam emendando uma relação na outra somente para preencher o vazio interior. Este comportamento, aparentemente inofensivo, pode identificar uma falta de maturidade emocional, de respeito para consigo mesmo.

Encontrar um amor não pode ser um objetivo de vida!

Quem não dá um tempo entre uma relação e outra não se permite entrar em contato com seus próprios sentimentos, não vivencia o luto necessário do fim de um relacionamento, não aprende nada com ele... O ideal é que a pessoa aprenda a se namorar, a se agradar e a se valorizar, a se conhecer profundamente para que as próximas escolhas sejam mais maduras e provavelmente duradouras!



Dra. Luciana Muszalska - Psicóloga Clínica
Atuou como consultora das Tvs Bandeirantes, Record e Rede Tv.
Tel: (12) 9619 2019 Vivo / (11) 9 5444 7347 Tim.
Consultório: Rua Conceição, 711 – Centro – Ubatuba – SP.

FAÇA AS PAZES COM SEU PAI!

                                                    FAÇA AS PAZES COM SEU PAI!


Esqueça o orgulho e construa uma nova história...


Antigamente, o pai tinha muito pouca ou nenhuma importância na vida emocional dos filhos. Felizmente isso hoje não é mais verdade. Na maioria das casas da nossa geração (adultos com mais de 30 anos), era a mãe a única responsável por educar, orientar e principalmente dar carinho aos filhos. Aos Pais, cabia, prover materialmente toda a família e castigar os filhos. Injusta essa divisão de papeis? Naquela época poucas eram as famílias em que as esposas trabalhavam fora de casa... As coisas mudaram, graças à consciência de que a figura paterna é uma referência fundamental na vida de todos nós (familiares). Hoje em dia, os pais estão cada dia cuidando mais de seus filhos, dando mais amor, sendo mais próximos e interessados. Mas, aí lanço um DESAFIO...
Será que não cabe aos filhos, hoje adultos, lançar sobre seus pais um olhar um pouco mais compreensivo e condescendente? Quando se faz uma avaliação tão rigorosa e inflexível, as mágoas que já deveriam ter ficado para trás ainda repercutem nas atitudes presentes... e ambos os lados são prejudicados. Seu pai é do tipo ranzinza, "reclamão", que só vê defeito em tudo, ou se ele é do tipo apático, que não se inclui em nada, não opina e não participa; ou ainda é do tipo autoritário que só aceita as coisas do jeito dele e exige respeito e devoção às suas palavras? Bem, é claro que a convivência harmoniosa deve ter ficado um pouco comprometida ao longo da vida, mas... não seria o caso de refletir internamente e perceber que ninguém pode dar o que não tem?

Que tal dar ao seu pai o que você gostaria de receber?

É muito comum que durante a infância ou a nossa adolescência enxerguemos nosso pai como insuportável, uma pessoa que nunca te compreende, distante, pouco afetivo, etc. Mas, com o passar dos anos, precisamos aprender a resinificar essa visão, agora com olhos de adultos. Não podemos permitir que na fase adulta ainda esperemos aquele carinho e abraço que deveria ter sido dado há 20, 30 ou 40 anos atrás... mas... podemos encontrar esse abraço agora. Você já parou para pensar na possibilidade de dar HOJE ao seu pai, tudo aquilo que você gostaria de ter tido dele no passado? O passado não dá para mudar, mas o presente dá, e só depende de vocês dois!

Sugiro que você reflita... Se faltou, no passado a flexibilidade para agir de forma diferente, e se você ainda se recusa a experimentar tratá-lo com respeito e carinho, não estaria você reproduzindo o mesmo comportamento que abomina?

Chega um tempo na vida em que temos possibilidades... possibilidade de continuar a viver como sempre vivemos e por consequência obter os mesmos resultados que sempre obtivemos... ou... possibilidade de nos reeducarmos, e por consequência mudar a dinâmica de funcionamento dos comportamentos dos nossos pais também. Tudo gira em torno do dar e receber, se você vê isso como a corrente do bem, como a lei da atração, ou como uma questão religiosa... Não importa qual o seu ou o meu ponto de vista, o que importa é que nós podemos dar mais carinho, atenção, presença, conforto e como consequência estaremos recebendo mais tudo isso em troca. Interessante não? É claro que existem, infelizmente, algumas relações que foram tão abusivas no passado que acabaram por chegar a um ponto de rompimento. Nesses casos, será necessário um acompanhamento psicológico, do contrário, você infelizmente, reproduzirá o mesmo, ou o comportamento inverso com seus filhos; ambos extremamente prejudiciais. Mas existem situações em que as feridas não foram tão profundas apesar de terem deixado mágoas, e que podem e devem ser reavaliadas.

Existe um momento na nossa vida em que temos que escolher: Ou permanecemos com as nossas mágoas de crianças; ou optamos por passar por cima de tudo isso e nos abrimos para uma nova realidade mais serena junto aos nossos pais. Eu te garanto que, se você parar hoje para pensar, com os olhos do adulto que você é, você verá que nem tudo foi tão ruim e doloroso.A prendemos coisas valiosas, mesmo cercadas de rabugice, tapas, cintadas ou uma aparente indiferença. Se você tem arestas a aparar com seu pai e não sabe por onde começar, talvez ler para ele este texto, ou pedir que ele o leia, seja uma boa maneira de dar um primeiro passo!

A vida é muito curta e preciosa demais para ficarmos adiando a compreensão, o perdão, os gestos de carinho e amor. Não espere que o primeiro passo seja dado sempre pelo outro. Experimente deixar o orgulho de lado e vá buscar o que deseja. Seja paciente e perseverante, fazendo o que deve ser feito para o seu bem-estar. Se ele não corresponder à sua iniciativa logo de imediato, não desista! Nada verdadeiramente importante é conquistado sem esforço e dedicação.

O resultado, ahhh, eu não preciso nem dizer... Experimente!


Dra. Luciana Muszalska - Psicóloga Clínica
Atuou como consultora das Tvs Bandeirantes, Record e Rede Tv. (12) 9619 2019 Vivo / (11) 9 5444 7347 Tim. Consultório: Rua Conceição, 711 – Centro – Ubatuba – SP.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Estarei HOJE na Rádio Integração FM 104,9

Estarei HOJE na Rádio Integração FM 104,9 - Caraguatatuba - SP
a partir das 16:15 hs falando ao vivo de assuntos referentes à Psicologia.
Convido a todos que ouçam a programação  que também será transmitida via internet  http://www.portalintegracaofm.com.br/

Agradeço o convite de Guilherme AAraújo e aproveito a oportunidade para parabenizar Odilon Miau, Jucil Rodrigues e Guilherme Araújo pela estréia do programa  ‘FALOU TÁ GRAVADO’  que é transmitido de 2a a 6as feiras das 16h00minhs às 17h30min.

Luciana Muszalska.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

HELP US! Sociedade Cuidar - To care .... OSCIP

                                                      CADASTREM-SE NO SITE!

Conheçam nosso projeto, nossa missão, nossos objetivos!
Estamos cadastrando voluntários e empresas parceiras. Aguardamos o seu cadastro no nosso site.
Desde já, agradecemos em nome dos moradores de rua, dependentes químicos e pessoas em situação de risco social.
www.sociedadecuidar.com.br
Curta nossa página no facebook: Sociedade Cuidar

Atenciosamente, Sociedade Cuidar

sábado, 10 de agosto de 2013

COMUNICADO IMPORTANTE

                                                               COMUNICADO IMPORTANTE!

Hoje, nós iremos à Rádio Mundial 104,9 FM (Ubatuba) entre 16 e 16:30 hs. Gostaríamos de convidar a todos para escutar a programação da rádio.
Estaremos explicando como funciona o projeto, divulgando a necessidade daparticipação de TODA a sociedade e falando como essa população pode ajudar.

Gostaria de deixar claro que esse projeto não é meu... é nosso!
Nós precisamos da sua ajuda!

Peço desculpas pelo meu sumiço nos meios sociais, logo estarei de volta. Neste momento estou me dedicando a organizar as equipes, tentando conseguir uma sede.

Já estamos dividindo as atribuições entre toda a equipe que está sendo formada.
Venha, nos ajude, compartilhe essa mensagem com o maior número de pessoas.

TIVE ESSA SEMANA A CERTEZA DE QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO!
A participação da população unida da maneira que está..... é a coisa mais linda que eu já vi na minha vida... EMOCIONA....
Vocês não tem noção de como é MARAVILHOSO ESTAR PODENDO FAZER O BEM A ESSAS PESSOAS.

Estamos organizando a comissão de voluntários através de coordenador, líderes, profissionais autônomos, cozinheiros, etc.... entre em contato conosco!
Junte-se a nós!

Precisamos de voluntários! Os contatos VIA INTERNET serão atendidos pela Camila Flora , deixar seus dados: Nome, telefone (de preferência fixo), e em que você acredita que pode ser útil.

(Não iremos contratar ninguém, estamos recrutando VOLUNTÁRIOS! Pessoas que queiram ajudar, doando o que for possível... )

Nos diga onde você gostaria de estar ajudando: Captação de doações, trabalho social, criação de um bazar, treinamento e capacitação, atendimento médico, jurídico, psicológico etc.

Trabalho 100% social e voluntário.
Venha conosco cuidar do futuro da nossa sociedade!

Agradecemos imensamente todo o carinho e solidariedade que estamos recebendo por parte da população e diretrizes de Ubatuba.

Em nome dos dependentes químicos, moradores de rua e pessoas em risco social agradeço a todos!


Luciana Muszalska.

https://www.facebook.com/luciana.muszalska?ref=tn_tnmn

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Assunto : Moradores de rua, Dependentes Químicos, Redução de Danos, Reincersão Social. (Terapia em grupo e grupo de acolhida!) ... Destinado à: TODAS AS PESSOAS ( POBRES OU RICAS),adultos, adolescentes e crianças. Quem queiram fazer campanha nas escolas, nas igrejas, nas comunidades, estudantes de comunicação social, psicologia, psicólogos recém formados, cozinheiras, artesãos, enfermeiros, etc....

  1.                                                       Pedido de ajuda - URGENTE!!!!
                                                Eu estou PRECISANDO AGORA......

    Assunto : Moradores de rua, Dependentes Químicos, Redução de Danos, Reincersão Social.

    (Terapia em grupo e grupo de acolhida!)
    ...
    Destinado à: TODAS AS PESSOAS ( POBRES OU RICAS),adultos, adolescentes e crianças. Quem queiram fazer campanha nas escolas, nas igrejas, nas comunidades, estudantes de comunicação social, psicologia, psicólogos recém formados, cozinheiras, artesãos, enfermeiros, etc....

    Toda ajuda será bem vida!

    ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO TEM TEMPO, DISPONIBILIDADE, MORA LONGE..... ENFIM, SE VOCÊ NÃO PUDER FAZER ABSOLUTAMENTE NADA PARA NOS AJUDAR.... COMPARTILHE ESTE TEXTO!
    ME AJUDE A ACHAR QUEM POSSA AJUDAR, DESMA MANEIRA VOCÊ JÁ ESTARÁ NOS AJUDANDO E MUITO...

    Como todos devem ter percebido, sou Psicóloga clínica há quase 20 anos, estou neste momento dedicando PARTE do meu tempo.... DEIXO CLARO QUE É PARTE DO MEU TEMPO... já que tenho meu consultório particular em Ubatuba e CONTINUO clinicando nele TODOS OS DIAS no período da tarde e também à noite (14 às 21 horas de 2a à 6a feiras).

    Eu já trabalhei como Psicóloga de uma ONG muito grande em SP, fazendo redução de danos (Dep Química) e Reinserção Social, experiência eu tenho..... e muita.

    Além disso.... estou montando uma Instituição sem fins lucrativos para trabalhar com moradores de rua, dependentes químicos e pessoas em risco social. Já estamos começando....fazendo o estatuto, fazendo as parcerias necessárias... correndo atrás de documentação, e etc.

    Entretanto.... isso demora, e o problema continua...

    Eu não sei se é providência Divina ou não, mas parece incrível toda vez que saio as ruas, sou abordada por um morador de rua. Ontem,quando eu estava indo à igreja, um me abordou na porta e disse: _ Dona, reza por mim... para eu sair das ruas....

    Enfim, eu "rezei ou orei" por ele. E obtive uma "idéia", ou... "resposta de Deus", ou... "Resposta do Universo" chamem do que quiser....

    Eu fiquei pensando.... mal sabe ele que eu estou trabalhando para tentar ajudar de verdade.... Mas e agora, enquanto isso?

    Até que a essa instituição esteja funcionando a todo o vapor, essas pessoas continuarão morrendo?

    Meu coração doeu ao me dar conta disso. Eu entrei na igreja, rezei/ orei de verdade por ele...
    Pedi a Deus que me ajudasse a encontrar a resposta.
    E ela veio! Agora.... eu repasso a vocês o que NÓS precisamos... porque o problema do morador de rua, não é meu, nem seu, é de todo mundo!

    Enquanto a NOSSA Instituição ainda está sendo formatada no papel.... essas pessoas estão morrendo, eu vou começar AGORA a fazer a minha parte!

    Quem puder me ajudar, eu aceitarei de coração e agradecerei eternamente.

    Me ajuda?

    1o... Estou precisando de um espaço cedido gratuitamente para fazer atendimento Psicológico gratutíto em grupo semanalmente, eu mesma vou atendê-los pessoalmente!

    (Se vc é Psicólogo, não tem experiência em trabalhar com e quiser ajudar, EU darei TODO O SUPORTE necessário de supervisão.
    Estagiários de Psicologa também serão bem vindos, eu assino o estágio. (Ivanir Nunes Marconi, Marilene Marconi me ajudam?)

    2o.... Preciso que este espaço tenha CHUVEIRO para que eles possam tomar banho.

    3o Preciso de toalhas de banho (Não precisam ser novas), sabonetes, pasta de dente, escovas de dente.

    4o.... Preciso de comida.... para fazer um sopão. E quem me ajude a fazê-la!

    5o... Preciso de voluntários!!!! Quem me ajuda?

    OBS IMPORTANTE: Não consigo responder mensagens no facebook se eu não for adicionada por vocês, quando eu não responder é porque eu não consegui!!!! Por favor ME ADICIONEM ANTES DE ENVIAR MENSAGEM!

    Meus telefones: 12 9619 2019 vivo / 11 9 5444 7347 Tim

    Dra. Luciana Muszalska. (Conheça um pouco mais sobre mim)

    Psicóloga Clínica, Atuei como consultora das Tvs Bandeirantes, Record e Rede Tv.
    Trabalhei por muitos anos, em uma das maiores Ongs de SP de dependentes químicos moradores de rua.
    Possuo mais de 200 artigos de Psicologia já publicados.

    ..................................................
    Experiência... não me falta! Morador de rua, eu também consigo fácil.... rs. Posso contar com VOCÊ? Me ajude.... Compartilhe esse texto com o maior número de pessoas que você puder! Que Deus nos ajude!
    Ver mais

sábado, 3 de agosto de 2013

DROGAS, UM PEDIDO DE SOCORRO....

                                                              
                                              Você sabe porque os jovens são atraídos pelas DROGAS?

Os apelos dos comerciais obviamente exercem uma grande parcela de culpa, mas não é somente ela a única responsável pela drogadição em nossos adolescentes.
Eles experimentam essas substâncias por pressão dos “amigos”, é uma maneira pela qual se sentem adultos, capazes de tomar suas próprias decisões, ou ainda por curiosidade, por imitação, uma maneira de se sentirem independentes, de se revoltarem contra a família, ou com a intenção de fazer uma “se sentirem importantes”.

Eles consomem álcool porque consideram ser: “normal”, “-Todo mundo bebe, eu gosto, é divertido, eu fico mais relaxado, menos tímido, porque estou mal, é uma maneira de não pensar nos meus problemas.

Quando me questionam quais os adolescentes que se encontram em situação de risco, eu respondo: TODOS! A maioria dos adolescentes e jovens sofrem pressão para o início de seu uso. 
Conheça os fatores que o tornam potencialmente mais propensos a experimentar as drogas:

1. A história familiar de alcoolismo ou drogadição, e a atitude dos pais ao perceberem que seus filhos estão bebendo ou fumando;
2. Família isolada socialmente, com o uso das drogas, aumenta o índice de fugas do lar, abuso físico e até sexual.
3. Estresse familiar,causado por uma separação, novas uniões conjugais, constantes brigas em casa, desemprego, doença ou morte de um dos pais.

TARDE DEMAIS...

Vou contar uma historinha, que relata como acontece na maioria dos casos. Por questões éticas, este caso não é verídico. 
(Caso hipotético de uma adolescente de 16 anos).
Ela tomava bebidas alcoólicas, relata sua mãe. Nós achavamos isso normal, depois de algum tempo, ela começou a usar maconha com um namorado, quando vimos, era tarde demais... Ela ia mal na escola, se achava feia, era muito insegura, gritava conosco e com sua irmã quando não deixávamos que ela saísse. Um ano depois, ela fugiu de casa pela primeira vez, depois mais uma monte de vezes... quando percebemos ela já estava se prostituindo e morando na rua. 

DICAS ÚTEIS sobre como lidar com seu filho adolescente:

1. Estabelecer um consenso familiar sobre o uso de substâncias: as regras devem ser comunicadas antes da puberdade. As crianças devem saber que seus pais esperam que na adolescência não fumem, não bebam, não usem maconha e outras drogas. Cada família deve estabelecer suas próprias regras, que devem ser repetidas com freqüência. 
2. Estabelecer penalidades pelo não-cumprimento das regras: as punições não precisam ser nem repressivas, nem excessivas e devem ser anunciadas previamente e mantidas de forma consistente. Pode ser útil estabelecê-las com a participação dos filhos, no começo de sua adolescência. Exs: perda de privilégios, restrição ao uso do telefone, “proibição de sair de casa”, etc.
3. Dedicar algum tempo diário para conversar com os filhos a respeito do que está se passando em suas vidas, como se sentem e o que pensam. Deve-se deixá-los falar livremente, não é necessário ter respostas, mas escutá-los atentamente, respeitando suas experiências e sentimentos. 
4. Ajudar os filhos a definirem objetivos pessoais: essas metas podem ser acadêmicas, esportivas e sociais. É importante ensinar os filhos a tolerar seus inevitáveis fracassos, que são oportunidades para crescer e não para desanimar.
5. Conhecer os amigos dos filhos: conhecer também os pais, encontrar-se com eles e compartilhar conhecimentos. 
6. Ajudar os filhos a sentirem-se bem com suas próprias qualidades e com seus pequenos ou grandes êxitos: isto significa entusiasmar-se pelo que gostam. 
7. Deve haver um sistema estabelecido para a resolução de conflitos: nem sempre os filhos estão de acordo com todos os regulamentos da casa. A melhor maneira de manter a autoridade é estar aberto aos questionamentos dos filhos. Um recurso útil é incluir a consultoria com uma pessoa respeitada por todos (outro membro da família, um médico, um vizinho, etc.). 
8. Falar freqüentemente e muito cedo com os filhos a respeito de seu futuro: os filhos devem saber que o tempo que viverão com seus pais é limitado, pois se tornarão adultos, sairão de casa e, neste momento, deverão pagar suas contas e estabelecer suas regras. Enquanto estiverem na casa dos pais precisarão aceitar sua autoridade. 
9. Deve-se desfrutar dos filhos: uma das maiores felicidades da vida é ter os filhos em casa. Tanto os pais quanto os filhos devem trabalhar para que o lar seja um ambiente positivo para todos. Isso significa trabalho de equipe e respeito mútuo.
10. Ser um pai/mãe “intrometido/a”: é importante fazer perguntas aos filhos, onde e com quem estão. Esta informação é necessária para que sejam pais efetivos.

NUNCA é tarde demais... tarde demais, é a desculpa de quem desistiu de viver! Procure ajuda: NA (narcóticos anônimos), AA (álcolatras anônimos), CAPS (centro de atenção psicossocial), ou com um psicólogos especializado em dependência química. 
Essa doença... TEM CURA!

Dra. Luciana Muszalska - CRP:61713 Psicóloga Clínica - Atuou como consultora das Tvs Bandeirantes, Record e Rede Tv. (12) 9619 2019 Vivo / (11) 9 5444 7347 Tim Consultório: Rua Conceição, 711 – Centro – Ubatuba – SP. 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pais de um usuário de drogas.... COMO AJUDAR?

                                      À MÃE E AO PAI DE UM ABUSADOR DE DROGAS

 Os pais chegam ao consultório DESESPERADOS. O que fazer para minimizar tamanho sofrimento? Como ajudar esses pais que criaram esse filho com tanto amor e vêem ele se destruindo?

Foi pensando nisso que escrevo essa matéria.


 Tudo que os pais desejam neste momento é ter a CERTEZA de que serão capazes de trazer seu filho de volta para a saúde e felicidade, ou seja, que vão conseguir livrar seu filho das drogas.

 Na relação entre pais e filhos a relação emocional é muito grande, pois foram eles que viram os primeiros passos desse “bebê”, foram eles que passaram noites e noites acordados cuidando do filho, foram eles que o acompanharam  pela 1ª vez a escola, eles SE SENTEM RESPONSÁVEIS pela felicidade do filho.

A reação mais comum dos pais  é tratá-lo  como se o filho ainda fosse uma criança. 

Normalmente o amor e orgulho dos pais atrapalham a recuperação do filho pelo excesso de permissividade. Os pais perdoam, buscam desculpas e justificativas para o comportamento dos filhos e acreditam que TUDO o que eles estão fazendo vai ajudar seu filho. Mas INFELIZMENTE, não é bem assim que ocorre na maioria dos casos, pois se TUDO estivesse bem, e nada tivesse que ser mudado, provavelmente  seu filho não estaria envolvido com as drogas, sei que é difícil admitir isso, mas é necessário! Precisamos ouvir a verdade,  pois só assim poderemos curá-lo de verdade! A dependência química é uma DOENÇA! Sim, uma doença, e como tal merece cuidado e tratamento.

Não é nada fácil conviver com um comportamento instável do dependente químico, alguns pacientes apresentam hiperatividade, congestão nasal crônica, irritabilidade, mudanças de humor, insônia noturna, depressão severa, perda excessiva de peso, falta crônica de motivação, paranóia, suor excessivo nas roupas, abandono geral de higiene pessoal.

Esses pais e familiares passam noites aguardando ansiosamente pelo som da chave na porta a espera do filho entrando em casa, pagam contas de telefone cada dia mais altas, percebem que as suas vidas transformaram-se numa completa bagunça. São contas enormes, dívidas, ameaças contra a vida de seus filhos, quando não chegam ao ABSURDO de irem buscar drogas para o filho para que ele não seja morto... no percurso.

Sim! Eu já ouvi em meu consultório relatos de familiares que chegavam a comprar drogas para que o filho usasse em casa, e não morresse na rua... A família está tão perdida, que faz sacrifícios ENORMES assumindo as contas que seriam do filho. A droga, desestrutura TODA A FAMILIA,  e não somente o dependente químico, alguns chegam a culpar membros da família pela dependência química... Por este motivo é FUNDAMENTAL  a necessidade de pedir ajuda a um profissional especializado na área.

Você só pode ajudar enfrentando os fatos!

Sozinho, você não consegue impedir o abuso de droga dele.

Não adianta brigar, conversar, ser bonzinho ou bravo...

Você pode ajudá-lo melhor se puder convencer a sí próprio que quanto mais RESOLVER os problemas dele, pior será! Dificílimo aceitar isso, eu sei. Mas é a pura verdade!

Se você assume as responsabilidades dele,  cria desculpas para ele,  você não estará ajudando.
Existem dependentes que vendem os móveis de casa, que vendem a cama, o colchão, o fogão, o bujão de gás... e a família compra tudo novamente, por ter dó de vê-lo nessa situação... mas ao fazer isso, você só o estará ajudando a continuar se drogando.
Pergunte-se honestamente, se você não está cometendo algum dos comportamentos abaixo, eles dificultam a recuperação do dependente químico. Ou seja, Sem ter a intenção, muitos pais acabam ajudando a manter seus filhos na situação de dependentes químicos.

1-     Negação: Ele não é dependente químico, é coisa da idade, vai passar...
2-     Justificar: Desde que o pai dele morreu.... o trabalho dele exige demais.... coitado....
3-     Guardar: Esconder seus sentimentos dentro de você. Não pedir ajuda a um profissional especializado
4-     Evitar problemas: Proteger excessivamente, acreditando que a falta de conflito fará com que ele não utilize as drogas.
5-     Minimizar: Não é tão mal assim.... As coisas vão melhorar quando....
6-     Proteger: Esconder de todo mundo que ele é um Dependente Químico, mesmo que todo mundo já saiba.
7-     Tranquilizar: Passar a usar tranqüilizantes, comer excessivamente ou trabalhar demasiadamente como FUGA do problema.
8-     Sentir-se culpado: assumir responsabilidades que são dele, aguentar tudo.... não ajuda em nada.

Importante: A culpa não é sua; ninguém é culpado.  Não tenha vergonha dele, não o proteja nem da polícia. Infelizmente, a tendência dos familiares é sempre a de minimizar, e isso só dificulta. Ele precisa admitir que PRECISA DE AJUDA, QUE QUER AJUDA, QUE SOZINHO ELE NÃO É CAPAZ DE SAIR DESSA!

Quanto mais rápido ele perceber isso, maior a chance de recuperação. 

Busque VOCÊ AJUDA, você também precisa saber como lidar com essa situação.

Ao admitir que temos problemas, que caímos, que somos frágeis, temos a chance de nos reerguer novamente!
Grupos como o NA (Narcóticos Anônimos mantém apoio gratuito aos pacientes e familiares do dependente químico).
Caso prefira o atendimento particular, procure um profissional especializado em Dependência Química!