segunda-feira, 26 de agosto de 2013

À MÃE E AO PAI DE UM ABUSADOR DE DROGAS

                           

                             À MÃE E AO PAI DE UM ABUSADOR DE DROGAS

 

Os pais chegam ao consultório DESESPERADOS. O que fazer para minimizar tamanho sofrimento? Como ajudar esses pais que criaram esse filho com tanto amor e vêem ele se destruindo?.

Tudo que os pais desejam neste momento é ter a CERTEZA de que serão capazes de trazer seu filho de volta para a saúde e felicidade, ou seja, que vão conseguir livrar seu filho das drogas.

 Na relação entre pais e filhos a relação emocional é muito grande, pois foram eles que viram os primeiros passos desse “bebê”, foram eles que passaram noites e noites acordados cuidando do filho, foram eles que o acompanharam  pela 1ª vez a escola, eles SE SENTEM RESPONSÁVEIS pela felicidade do filho.

A reação mais comum dos pais  é tratá-lo  como se o filho ainda fosse uma criança. Normalmente o amor e orgulho dos pais atrapalham a recuperação do filho pelo excesso de permissividade. Os pais perdoam, buscam desculpas e justificativas para o comportamento dos filhos e acreditam que TUDO o que eles estão fazendo vai ajudar seu filho. Mas INFELIZMENTE, não é bem assim que ocorre na maioria dos casos, pois se TUDO estivesse bem, e nada tivesse que ser mudado, provavelmente  seu filho não estaria envolvido com as drogas, sei que é difícil admitir isso, mas é necessário! Precisamos ouvir a verdade,  pois só assim poderemos curá-lo de verdade! A dependência química é uma DOENÇA! Sim, uma doença, e como tal merece cuidado e tratamento.

Não é nada fácil conviver com um comportamento instável do dependente químico, alguns pacientes apresentam hiperatividade, congestão nasal crônica, irritabilidade, mudanças de humor, insônia noturna, depressão severa, perda excessiva de peso, falta crônica de motivação, paranóia, suor excessivo nas roupas, abandono geral de higiene pessoal.
Esses pais e familiares passam noites aguardando ansiosamente pelo som da chave na porta a espera do filho entrando em casa, pagam contas de telefone cada dia mais altas, percebem que as suas vidas transformaram-se numa completa bagunça. São contas enormes, dívidas, ameaças contra a vida de seus filhos, quando não chegam ao ABSURDO de irem buscar drogas para o filho para que ele não seja morto... no percurso.
Sim! Eu já ouvi em meu consultório relatos de familiares que chegavam a comprar drogas para que o filho usasse em casa, e não morresse na rua... A família está tão perdida, que faz sacrifícios ENORMES assumindo as contas que seriam do filho. A droga, desestrutura TODA A FAMILIA,  e não somente o dependente químico, alguns chegam a culpar membros da família pela dependência química... Por este motivo é FUNDAMENTAL  a necessidade de pedir ajuda a um profissional especializado na área.

                                        Você só pode ajudar enfrentando os fatos!

                                Sozinho, você não consegue impedir o abuso de droga dele.

                                  Não adianta brigar, conversar, ser bonzinho ou bravo...

 

Você pode ajudá-lo melhor se puder convencer a sí próprio que quanto mais RESOLVER os problemas dele, pior será! Dificílimo aceitar isso, eu sei. Mas é a pura verdade!

Se você assume as responsabilidades dele,  cria desculpas para ele,  você não estará ajudando.
Existem dependentes que vendem os móveis de casa, que vendem a cama, o colchão, o fogão, o bujão de gás... e a família compra tudo novamente, por ter dó de vê-lo nessa situação... mas ao fazer isso, você só o estará ajudando a continuar se drogando.
Pergunte-se honestamente, se você não está cometendo algum dos comportamentos abaixo, eles dificultam a recuperação do dependente químico. Ou seja, Sem ter a intenção, muitos pais acabam ajudando a manter seus filhos na situação de dependentes químicos.


1-      Negação: Ele não é dependente químico, é coisa da idade, vai passar...
2-      Justificar: Desde que o pai dele morreu.... o trabalho dele exige demais.... coitado....
3-      Guardar: Esconder seus sentimentos dentro de você. Não pedir ajuda a um profissional especializado
4-      Evitar problemas: Proteger excessivamente, acreditando que a falta de conflito fará com que ele não utilize as drogas.
5-      Minimizar: Não é tão mal assim.... As coisas vão melhorar quando....
6-      Proteger: Esconder de todo mundo que ele é um Dependente Químico, mesmo que todo mundo já saiba.
7-      Tranquilizar: Passar a usar tranqüilizantes, comer excessivamente ou trabalhar demasiadamente como FUGA do problema.
8-      Sentir-se culpado: assumir responsabilidades que são dele, aguentar tudo.... não ajuda em nada.

Importante: A culpa não é sua; ninguém é culpado.  Não tenha vergonha dele, não o proteja nem da polícia. Infelizmente, a tendência dos familiares é sempre a de minimizar, e isso só dificulta. Ele precisa admitir que PRECISA DE AJUDA, QUE QUER AJUDA, QUE SOZINHO ELE NÃO É CAPAZ DE SAIR DESSA!

Quanto mais rápido ele perceber isso, maior a chance de recuperação. Busque VOCÊ AJUDA, você também precisa saber como lidar com essa situação.
Ao admitir que temos problemas, que caímos, que somos frágeis, temos a chance de nos reerguer novamente!
Grupos como o NA (Narcóticos Anônimos mantém apoio gratuito aos pacientes e familiares do dependente químico).

Caso prefira o atendimento particular, procure um profissional especializado em Dependência Química!


Dra. Luciana Muszalska – Psicóloga Clínica ex-consultora das TVs Band, Record e Rede TV. Especializada em Dependência Química (Ex Responsável Técnica pela ONG Reciclázaro – Dependentes Químicos) , Adolescentes, Adultos,Psicossomática e Hipnoterapia. 
Atualmente está montando uma Instituição sem fins lucrativos para trabalhar com reinserção de moradores de rua na sociedade, além de continuar clinicando em seu consultório particular.
Consultório: Rua Conceição, 711 – Centro (ao lado do INSS). Tel (12) 9619 2019 / (11) 9 5444 7347 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.