sexta-feira, 30 de agosto de 2013

É POSSÍVEL SER FELIZ SOLTEIRO?

É POSSÍVEL SER FELIZ SOLTEIRO?
Comemorado nesta última quinta-feira dia 15 de agosto, o dia do solteiro traz reflexões interessantes.                                                                                                                                   
Uma das maiores queixas da atualidade é sem dúvida a solidão. Para muitos, estar sem um par é sinal de fracasso pessoal... Pensamentos de que o amor verdadeiro nunca será encontrado, de que a infelicidade está inter-relacionada ao fato de se estar sozinho são muito comuns. O que muitos não percebem é que o sentimento de solidão pode surgir quando a vida amorosa está em andamento. Brigas e desentendimentos desnecessários acabam distanciando o casal, que passa a se sentir infeliz e, consequentemente, solitário, mesmo estando junto..                                                                                                              
Muitas pessoas crescem com ideias de quem devem ser ou evitar quando atingirem forem adultos, e se casar faz parte dessas necessidade!                                                            
“Quero um homem pra chamar de MEU!” diz o verso de uma música...                                             
A mídia exerce grande incentivo para que as pessoas se relacionem com outras.  A idéia de que estar em um relacionamento é algo necessário e fundamental para que uma pessoa se sinta COMPLETA ainda é vendida em jornais, revistas, meios de comunicação, filmes, músicas... Essa influência, pode ter aspectos negativos na medida em que faz com que algumas pessoas se sintam infelizes eternamente. O fato de não se ter alguém, infelizmente, ainda é tido como um defeito, uma falha de personalidade. Não há absolutamente NADA de errado em se estar sozinho!                                                           
É importante que reconheçamos que nossa própria companhia é uma opção pessoal, intransferível e que podemos ser felizes, independentemente de estarmos ou não nos relacionando afetivamente.
Como aproveitar o tempo solteiro?
Se você costuma se sentir sozinho frequentemente, se tem pensamentos de que solteiros estão longe de encontrar um grande amor, tente mudar o foco e comece a pensar que existem muitas pessoas como você, solteiras por opção,  e que também querem se relacionar, ter amigos, sair, jantar fora, viajar, rir, se divertir. Já pensou em formar um grupo de amigos com os mesmos objetivos?                                                                                            
A vida é feita possibilidades, a felicidade só depende de você! O tempo se encarrega de curar muitas dores, se nos cuidarmos, se nos dedicarmos ao que realmente nos dá prazer, se tivermos amigos, se participarmos de grupos nos quais nos sintamos acolhidos, se nos dedicarmos a trabalhos sociais, podemos encontrar grande prazer e satisfação, independentemente de estarmos ou não nos relacionando afetivamente com outro alguém.
O importante é entender o porquê você está sozinho, procure refletir, converse com amigos, procure ajuda profissional caso não consiga sozinho.                                                     
Você pode estar sozinho por opção pessoal, porque não encontrou a pessoa certa, porque tem traumas mal resolvidos do passado que esbarram em qualquer possibilidade de estar se relacionando com outra pessoa,                                                                                        
O importante é entender que, você pode ser feliz ou infeliz por outros problemas que não são necessariamente o fato de você estar sozinho, e sim porque existe uma dificuldade em lidar com outras questões emocionais, como o medo de ser abandonado, o temor de depender de outra pessoa, a dificuldade em lidar com opiniões diferentes, enfim, esses fatores podem atrapalhar seus relacionamentos em geral, tanto no trabalho, quanto com os amigos, e não necessariamente na relação afetiva seja entre namorados ou na relação conjugal marido e mulher.
PROJETOS SOCIAIS AJUDAM A SUBLIMAR SOLIDÃO       
                                            
Incrível, mas ajudar os outros é uma excelente alternativa para lidar com a solidão.        
Algumas pessoas optam por retomar com antigos relacionamentos  ou ficam emendando uma relação na outra somente para preencher o vazio interior. 
Este comportamento, aparentemente inofensivo, pode identificar uma falta de maturidade emocional, de respeito para consigo mesmo.
                       
                                Encontrar um amor não pode ser um objetivo de vida!

Quem não dá um tempo entre uma relação e outra não se permite entrar em contato com seus próprios sentimentos, não vivencia o luto necessário do fim de um relacionamento, não aprende nada com ele...                                                                                                                  
O ideal é que a pessoa aprenda a se namorar, a se agradar e a se valorizar, a se conhecer profundamente para que as próximas escolhas sejam mais maduras e provavelmente duradouras!

Dra. Luciana Muszalska - Psicóloga Clínica
Atuou como consultora das Tvs Bandeirantes, Record e Rede Tv.                                                 
Tel: (12) 9 9619 2019 Vivo / (11) 9 5444 7347 Tim.                                                         
Consultório: Rua Conceição, 711 – Centro – Ubatuba – SP.                                            
Blog: www.lucianamuszalska.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.