sexta-feira, 5 de julho de 2013

PORQUE EU ME AUTO-SABOTO?


Porque eu me auto-saboto?

 

Vou falar hoje no enorme número de pessoas que se auto-sabotam, que não conseguem manter o que conquistam, e o pior, são elas mesmas que se prejudicam, elas mesmas que destroem o seu próprio sucesso, acabam com a sua própria felicidade.                   

Pensem por exemplo, nas pessoas que conseguem abandonar as drogas por meses, anos... e “do nada” têm uma recaída, e colocam todo o esforço já conquistado, a perder... 
Por que?                                                                                                                            
Quantas pessoas  passam meses de dieta, praticam esportes e finalmente quando emagrecem... dez, vinte, trinta quilos... para,  logo em seguida, voltar a engordar novamente...   Justamente, quando estão lindas, magras, maravilhosas, saudáveis.... elas engordam tudo de novo. Por que?    

Sabe aquela pessoa que passa a vida inteira lutando para conseguir encontrar um companheiro (a), e quando finalmente consegue... joga tudo por água abaixo? Por que?

 

                                                                                                                                                    A pergunta é: Por que eu me auto-saboto?   

Por que quando eu conquisto TUDO o que eu mais queria... eu desisto?

Porque eu não consigo ser feliz?                                                                                              

Por que eu consigo emprego, cresço profissionalmente, e quando estou sendo admirado, ganhando bem... jogo tudo NO LIXO?


Você sabe porque isso acontece?

Em 1916, Freud escreveu um artigo que explica comportamentos que ainda hoje praticamos. O nome do seu artigo foi: “Os que fracassam ao triunfar”.                                                                                                                        
Em outras palavras, existem pessoas que tem medo de ser felizes e se auto-boicotam... Você acha isso estranho? Mas é um comportamento bem comum, e digo mais,  muito provavelmente você, já se auto- sabotou... e nem se deu conta disso!

O que Freud queria explicar era que, por alguma razão ‘complicada’ (subjetiva), alguns indivíduos tem dificuldade em lidar com o prazer da realização, com a satisfação, com a conquista.  Inacreditável?

                                                                                                                                              
Ao lidar com a realização ele (a) se sente angustiado (a). Muitas vezes essa sensação não é consciente. É como se essa pessoa “não merecesse” ser feliz!                                                         
É interessante perceber que, por mais que essas pessoas tenham “quase tudo”, elas estão sempre se boicotando, e o pior de tudo, não percebem que são elas mesmas as responsáveis pela sua própria infelicidade!


Conversando comigo mesmo (a):

Talvez... eu tenha medo de ser feliz.

Se eu tentar... eu posso gostar. E se eu gostar?

E se eu for feliz? E se der certo? Ai.... que medo...

 
Ao mesmo tempo que uma parte de mim quer ser feliz, quer mudar, quer experimentar... outra parte diz: “Talvez.. eu tenha que mudar”. Mas é tão bom fazer tudo desse jeito que eu estou acostumado (a)...

Por que mudar???

Culpa, medo, insegurança, covardia, raiva, desejo de vingança, acomodação... muitos podem ser os sentimentos que me levam a continuar no fracasso, a continuar fazendo as coisas da mesma maneira, a não querer evoluir.  Essa parte, em geral é INCONSCIENTE e REPRIMIDA, mas ela existe... e é ela que impede que você progrida, que tenha sucesso afetivo, profissional, emocional, que você seja FELIZ...

Podemos descobrir o que está por trás da auto-sabotagem ao fazermos perguntas a nós mesmos, tentando detectar culpas, medos, raivas ou nos lembrando de momentos importantes em nossas infâncias.

Você se lembra do ZIDANE?

Ele estava à um passo de se tornar o maior jogador da Copa do Mundo de 2006. Ele era a força do time e o grande trunfo da França na temível final contra a Itália. A mídia estava pronta para consagrá-lo como o atacante número 1 do mundo e contratos publicitários milionários o aguardavam. E o que ele fez? Ele se auto-sabotou. Ele destruiu sua carreira em segundos dando uma cabeçada no peito do italiano Marco Materazzi depois de uma curta troca de insultos. Sem mais nem menos, foi expulso. A França perdeu e ele encerrou sua brilhante carreira... resumindo... ele mesmo se destruiu!

 
Grande parte das pessoas, para não dizer todo mundo, tem uma boa história de auto-sabotagem. Quem, ao viver um relacionamento amoroso não bateu na testa e exclamou: “Ai meu Deus, de novo!”. Quem, não desligou o despertador para "só mais cinco minutinhos" e se atrasou? Quem nunca fugiu da dieta?

A auto-sabotagem está justamente na repetição destes comportamentos, atitudes e relações que não nos fazem bem, que nos trazem sofrimento, que geram stress...


Não existe outro caminho a não ser o auto conhecimento, pois é preciso conhecer a fundo nossas crenças e padrões para ver o que é preciso mudar.

Se entramos nas relações, inclusive com nós mesmos, prontos para usar o Zidane que existe dentro de nós... é provável que elas tenham um final parecido com o dele.

Será que as pessoas com as quais nos relacionamos é que são todas iguais?

Será que os homens são todos iguais?

Será que  mulher só muda de endereço?

Ou será que nós é que somos sempre iguais em todas as nossas relações?

O problema é que, quando estamos no ciclo da auto-sabotagem, só percebemos... quando percebemos... que nos auto-sabotamos... quando a perda já aconteceu!


Para sair do ciclo, é preciso reconhecer e saber que temos alguns jogadores que podem entrar em campo e fazer gol contra, ou... a favor, e que as vezes... o técnico desse time ... que está fora do jogo, tem melhores condições para avaliar o momento e a situação. O motivo é muito simples, ele quer ver VOCÊ BRILHAR.

Um psicólogo, estudou anos... para poder avaliar onde e porque você está se boicotando, além do fato dele estar fora da situação.

É muito difícil... que nós sozinhos, sem a ajuda de um profissional, consigamos nos auto-avaliar.

Muita gente, que repete o ciclo de auto-sabotagem, não procura terapia porque acredita que não há chance de mudar... ou... porque mais uma vez, está se auto- boicotando!


A pergunta é:

O que você fez para que fosse diferente?

PARE de achar que, você só será feliz no relacionamento se o parceiro mudar.


ATENÇÃO: Se o padrão está errado não adianta o parceiro mudar, nem você mudar de parceiro. O que precisa ser transformado é o SEU padrão, e consequentemente, o padrão das suas relações!