quarta-feira, 3 de julho de 2013

TUDO É CULPA DA MÃE?


Tudo é culpa da mãe?

 

Você muito provavelmente já ouviu essa frase: A CULPA É SUA!

Pedrinho repetiu o ano, está mal educado, não obedece ordens, só pensa em surfar e jogar futebol... Aninha faz xixi na cama, é insegura ou agressiva... Paulinha está fumando maconha, anda com amigas que não prestam, ficou grávida...

A culpada é sempre a MÃE!
 

 Não sei se você já parou para pensar, mas as mães tem um papel fundamental na sociedade. São as mães quem geram, que carregam por meses esse bebê na barriga, que amamentam, são elas que se preocupam em escolher a melhor escola, tentam educar da melhor maneira seus filhos, e a noite, após o trabalho,  ajudam  nas suas lições de casa e organizam a agenda da criança para os próximos dias....

Elas têm o poder de criar um homem ou uma mulher que terá a oportunidade, de fazer a diferença no mundo.

 

Mas, porque então tudo tem que ser culpa dela?

Não faz muito tempo que a função do homem era a de prover o sustento da família, e a mulher tinha que cuidar da casa e dos filhos. Mas isso mudou!

Hoje as mulheres trabalham e ajudam também no orçamento familiar, e por este motivo, acumulam funções, pois ao chegar em casa elas cozinham, cuidam dos filhos, lavam, passam e ainda tem que estar lindas, sensuais e perfumadas para o final romântico da noite ao lado do marido, ou namorado.

O número de separações hoje é recorde internacional, surgem novos padrões de famílias. A educação passou dividida entre a casa do pai quinzenalmente, e casa da mãe nos demais dias, na maioria dos casos. Os novos companheiros agregam posturas diferentes de educação, e se compartilhar a maneira de educar entre pai e mãe já não era uma tarefa fácil, imaginem agora, com essa nova divisão de trabalho, com o excesso de afazeres profissionais e domésticos e ainda com a educação dividida em dois polos familiares completamente diferentes.

Reaprendendo a ser pais ....o mundo mudou!

Pais modernos são aqueles que educam JUNTOS. Que caminham na mesma direção, que negociam entre eles e longe dos filhos o tipo de educação que irão adotar, estejam eles casados ou separados, que dividem a função de educar um filho e se responsabilizam pelas falhas ou sucesso dos filhos. É óbvio que as mulheres se sentirão mais a vontade com algumas atividades e os homens em outras quando nos referimos à educação dos filhos, mas andar na mesma direção é o único caminho para o sucesso! Quando ambos se comprometem na educação dos filhos, percebemos um lar mais harmonioso, um ambiente mais calmo, crianças que aprendem a compartilhar mais, pois vivenciam dentro de casa essa rotina. Tornam- se crianças mais seguras, com menor grau de dependência, pois terão a certeza de que na ausência de um, o outro assumirá o papel.                                                                                                                            
 
Quem ganha com isso? TODOS... Quem não prefere viver em um ambiente mais tranquilo? E quando surgem os problemas? Teremos que resolvê-los JUNTOS, pois somos uma família, em que um deseja a felicidade do outro. Responsabilizamo-nos pelo bem estar uns dos outros.